Translate

sábado, 27 de setembro de 2014

Cause I'm a Writer e Outras Histórias - Day 23

Enquanto eu escrevia aqui sobre A Casa das Hostesses, pensei num outro tópico sobre ser escritor do qual eu vivo falando e tentando explicar. É o que eu chamo de "O Botão do Não-Vou-Não". O que isso significa?

Bom, quando eu escrevo uma nova história, eu sei tudo sobre ela! Tudo mesmo, seu passado, presente e futuro! Porém, nem toda informação é necessária pra se contar uma história e só algumas coisas acabam entrando no livro. O "Botão do Não-Vou-Não" é o que seleciona o que entra e o que não entra num livro.

Não é que algumas coisas são mais importantes do que outras! É realmente uma questão de necessidade para se contar uma história, de usar só as ferramentas que explicarão ao seu leitor o que você quer dizer, sem exagerar na quantidade de informações.

Claro que uma ou outra curiosidade não faz mal, mas é importante não se perder na quantidade de coisas que se conta. É exatamente o mesmo pensamento do Ponto de Relevância! É colocar só o essencial no livro, sem se perder nos excessos...

Não sei se eu estou conseguindo me fazer entender... Eu vou usar o exemplo da Casa das Hostesses. Eu tanto sei tudo o que há pra saber sobre ela que consegui transformar  uma ideia de um capítulo só em uma série de seis livros. E tem coisas sobre a história dela que eu não tenho necessidade de colocar no livro porque não interfere no enredo... Eu sei sobre a sua construção, sobre os donos que ela já teve, o que ela foi antes de se tornar a boate A Casa das Hostesses... Sei quantas moças já trabalharam lá e quantos clientes já foram salvos por ela...

Mas existe um limite no que o escritor divide com seu leitor, porque ainda precisa restar um pouco de mistério nessa relação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário