Translate

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Cause I'm a Writer e Outras Histórias - Day 36


Já que eu falei sobre a inspiração de "E O Vento Levou..." e Scarlett O'Hara na minha escrita, nada mais justo do que falar sobre a obra da nossa Literatura Nacional que também arranca meu fôlego e dispara meu coração: Dom Casmurro!

Meu primeiro contato com a obra de Machado de Assis na verdade foi há muito tempo, antes de entrar no Ensino Médio, pelas mãos do meu ídolo maior: Pedro Bandeira! Ele escreveu uma "adaptação" da obra clássica de Machado de Assis, chamada "A Hora da Verdade", trazendo para a realidade de seus leitores e já me fazendo me apaixonar desde aquela época.

Depois, eu fui reencontrar Dom no Ensino Médio, como leitura obrigatória para o vestibular...

(Eis ai uma das minhas frases mais odiadas e eu sei que alunos e escritores vão concordar comigo: leitura obrigatória para o vestibular! Não tem nada que mate mais um espírito leitor novo e pronto pra nascer! Mas isso é conversa pra outro dia...)

Eu li e reli e tomei notas sobre Dom Casmurro tantas e tantas e tantas vezes quanto fiz com todos os livros que me enfeitiçaram e que não tinham o "estímulo" obrigatório em nosso encontro. Mas a escrita machadiana é intrigante e envolvente demais para ser bloqueada por uma pressão tão mundana...

Assim como Dorian Gray, eu não consigo nunca encontrar as palavras para explicar o amor que sinto por esse livro, mas é tão impecável, tão fluído e tão natural que não precisa de explicações!

E como falar sobre essa obra sem falar sobre o encanto que a mantém viva até hoje e que é mais que um exemplo, é uma ênfase na construção das minhas próprias personagens: Capitu! Eu preciso dizer se acredito ou não em sua inocência? Acho que é fácil de deduzir de que lado eu estou nesse embate né?

Eu gosto de sempre retornar a esse livro, reler minhas anotações, minhas conclusões e principalmente minhas revoltas *ri* Foi a primeira leitura consciente que eu fiz e foi tão apaixonante que eu não me canso dela! Toda vez, me parece mais misteriosa e nova do que antes e não tem nada melhor!

"E tudo sempre se resumiu em Capitu... Mesmo sem seus olhos de ressaca, olhos de cigana oblíqua e dissimulada, mesmo tendo olhos apenas carregados de uma tristeza disforme, sempre tive ares de Capitu" (Síndrome de Capitu)

http://fanfiction.com.br/historia/41716/Sindrome_de_Capitu/

Nenhum comentário:

Postar um comentário