Translate

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Cause I'm a Writer e Outras Histórias - Day 41

Contando sobra a falta de respeito que existe com a profissão de escritor, eu me lembrei de já ter ouvido a mesma pergunta sobre outra profissão bastante marginalizada pelos tempos modernos: professor! Já ouvi pessoas contando que foram perguntadas: "você dá aula? Mas você trabalha também?"

Pra quem pensar que isso é opinião de gente obviamente sem estudo, eu vou contar uma história que uma professora minha da faculdade contou! Um breve currículo deve precedê-la, antes que "ser professora" não lhe seja o bastante... Ela é Doutora em Filologia, dá aula para o curso de Letras que eu fiz e de Português instrumental para o curso de Direito, tem Pós-Doutorado, vários artigos publicados, foi convidada para um Simpósio de Língua Portuguesa em Portugal... Acho que já satisfaz, né?

Pois bem, não me lembro bem de como a situação se iniciou, mas acho que ela estava num jantar e conversava com um amigo que é anestesista (com certeza, o oposto da imagem da pessoa sem cultura ou estudo, certo?) e ele questionou a certa altura a maneira como Língua Portuguesa vem sendo ensinada nas escolas.

Deve ficar claro que, mais do que professores, o curso de Letras forma Especialistas da Língua e, acreditem!, eles sabem o que estão fazendo!

Ela tentou explicar o mais educadamente possível, mas, como costuma acontecer, ele continuou a discordar dela porque "como falante da língua" ele entende tanto do seu uso quanto ela.

Minha professora então explicou de uma forma que acho que todo mundo é capaz de entender; ela lhe disse que teve dois filhos, ambos com cesariana, já fez algumas cirurgias ao longo da vida, tudo com o uso de anestesia, é claro! Por ter usado da anestesia, isso a torna apta a questionar o trabalho dele? A resposta é clara e indignada "não!", mas os Especialistas da Língua normalmente não tem acesso nem mesmo a esse tom de indignação...

Nenhum comentário:

Postar um comentário