Translate

quinta-feira, 12 de março de 2015

Cause I'm a Reader e Algumas Histórias Fantásticas - Day 34


Hoje o desafio dos cinquenta livros pede por um livro que eu confesso mais uma vez que tive de ir até o Google pesquisar... Um livro que tenha ganhado um prêmio Pulitzer. A Cor Púrpura de Alice Walker ganhou o prêmio em 1983.

Pra quem não sabe, o prêmio Pulitzer é um prêmio norte-americano concedido a pessoas que realizam trabalhos de excelência nas áreas do jornalismo, literatura e composição musical. É administrado pela Universidade de Columbia em Nova York. Foi criado em 1917 por Joseph Pulitzer, que deixou dinheiro para a Universidade depois de sua morte. Parte desse dinheiro foi usado para começar o curso de jornalismo na universidade em 1912. Os indicados são escolhidos por uma banca independente.

Os prêmios são anuais e divididos em 21 categorias. Em vinte delas, os vencedores recebem um prêmio de dez mil dólares em dinheiro e um certificado. O vencedor na categoria Serviço Público de Jornalismo ganha uma medalha de ouro. Esse prêmio é sempre dado a um jornal e não a uma pessoa só.

A Cor Púrpura ganhou uma versão cinematográfica em 1985, dirigida por Steven Spielberg e protagonizado por Whoopi Goldberg, que ganhou uma nomeação ao Oscar no ano seguinte por sua interpretação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário