Translate

quinta-feira, 26 de março de 2015

Cause I'm a Reader e Algumas Histórias Fantásticas - Day 48


O desafio do dia de hoje é falar sobre um livro que eu deveria ler pra escola e não li, então, antes de explicar porque eu escolhi A Hora da Estrela, da Clarice Lispector, eu preciso explicar duas coisas.

A primeira delas é que não apenas como escritora, mas como leitora eu abomino essa ideia que muitas escolas tem e tiveram sobre "leitura obrigatória". A obrigação mata a leitura! As "leituras obrigatórias da escola" e do vestibular matam milhares de leitores em potencial por ano! Isso é simplesmente ridículo! Eu sou totalmente contra você dizer pra alguém que ele é obrigado a ler algum livro que por vontade própria ele não leria! Ler é como se vestir, se outra pessoa precisa te dizer como fazer, sua personalidade se anula...

Claro, o maior argumento é que se a escola não obrigar, muitos jovens não vão ler nada... Eu discordo ainda mais! Vocês acham que os leitores de Harry Potter foram obrigados a ler J. K. Rowling? Vocês acham que os leitores de Senhor dos Anéis foram obrigados a ler Tolkien? Vocês acham que os leitores de Guerra dos Tronos foram obrigados a ler George Martin? Vocês acham que os leitores de Percy Jackson foram obrigados a ler Rick Riordan? Até leitores de Crepúsculo ou 50 Tons de Cinza... Todos eles ESTÃO LENDO POR VONTADE PRÓPRIA! Não foi preciso ninguém discursar por cinquenta minutos ou por sete anos na orelha deles sobre a importância de ler pra lhes dar VONTADE DE LER! Vontade todo mundo tem algum momento da vida! Mas, se alguém fica te falando que você "tem de ler", "tem de...", "tem de..." ai é que a vontade não vem MESMO!

Ufa! Depois da minha revolta *ri* Vamos ao meu segundo ponto.

Eu sempre tive essa ideia de que a obrigação mata a leitura, mas eu era uma boa aluna e sempre lia os livros da escola (porque, quando eu era criança e fui ensinada a ler, não era obrigação, era diversão, por isso eu gosto de ler e sempre vou gostar de ler). Eu era o tipo de aluna de Ensino Médio, lendo O Cortiço, de Aluísio de Azevedo (obrigatório pra escola e pro vestibular) que sentava com a professora pra fazer a chamada oral do livro e ela ria pra mim e dizia que não precisava me perguntar, porque sabia que eu estava lendo. Minhas provas orais no primeiro ano eram apenas debater com a professora se eu estava gostando ou não da leitura... Queria que ela tivesse sido minha professora de Análise Literária nos três anos do Ensino Médio (eu amava suas aulas, Hellen!)...

Ok, agora eu posso falar sobre o livro de hoje (meu Deus! Como o texto está longo...)

Eu não tenho absolutamente nada contra Clarice Lispector! Na verdade, na faculdade, eu fiquei extremamente feliz porque minha professora pediu outro livro dela pra minha classe e eu AMEI Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres! Agora, quanto A Hora da Estrela... Sim, eu sei do que se trata, sim, eu sei como é a história, eu só não li e nunca vou ler porque é doloroso demais pra mim... Eu não tenho e duvido muito que algum dia eu terei emocional pra ler esse livro... Eu não aguentei assistir ao filme! Não dá... Simplesmente não dá! E é por isso que eu nunca li.

Nenhum comentário:

Postar um comentário