Translate

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

A Escritora que tentou me curar



A gente sempre escuta que escritores são criaturas feitas da própria arte, quase inexistentes no mundo real, feitos de sonhos e tinta, encarcerados por seus próprios talentos e insatisfeitos com a realidade. Eu vou desmentir um pouco toda essa história.

É claro que, nós temos vários exemplos de escritores que sucumbiram (essa é sim a melhor palavra que eu encontrei para explicar a sensação) aos próprios mundos fantasiosos e se entregaram a vícios que terminaram com suas vidas e genialidades, mas, como eu já disse aqui nesses textos sobre minha Depressão, foi minha arte que conseguiu me salvar.

Eu vou começar a história outra vez (perdoem essa pobre contadora de histórias que não sabe fazer outra coisa se não alongar mais e mais seus relatos!), de uma maneira diferente agora.

Quando eu comecei a escrever sem parar no Nyah! Fanfiction e melhorar da minha Depressão, eu inventei a Sereny e uma das coisas que eu mais respondi nesses últimos 9 anos no site é: qual a diferença entre a Sereny e a Déborah?

Por muito tempo, essa foi uma pergunta que eu achava muito complicada de explicar, mas agora eu vejo o quanto ela é simples! A Déborah (a de antes, não essa que vos fala!) era uma menina sozinha e triste, mesmo antes de ter a doença e eu acho que ela era triste por dois motivos principalmente: o primeiro motivo é que ela tinha dentro de si tanta dessa arte que ainda não estava sendo colocada pra fora que a consumia por dentro; e o segundo é que, como ela escrevia mais poesias, era como se essa arte expressada a mantivesse nesse estado de tristeza permanente, com medo que a inspiração fosse embora (o que, tecnicamente aconteceu, já que eu não sou capaz de escrever mais nenhuma poesia, mas ela não foi embora, ela só mudou de forma).

A Déborah, antes da Sereny, era uma poetiza compenetrada e desatenta, porque ainda não tinha percebido o que escrever era pra ela. Foi nessa pessoa que a Depressão começou a tomar conta e a transformou em outra, a transformou no "monstro devorador de sonhos", como eu já disse há alguns textos.

Dessa Déborah que entrou em Depressão e pensou várias vezes em se matar, nasceu a Sereny, ela veio da inspiração nova, veio da vontade de lutar e viver. A Sereny é a escritora e, nos primeiros anos de Nyah! era completamente fácil diferenciar as duas, a Déborah era a menina triste, a Sereny era a escritora que queria me salvar! Elas era duas pessoas diferentes e eu até dizia várias vezes que era estranho ouvir alguém me chamando de "Déborah", porque eu era menos ela do que era Sereny!

Eu já fiz um texto falando sobre o nascimento da Sereny, não sei se eu falei de novo no Cause I'm a Writer (provavelmente), mas eu me lembro de ter escrito sobre ela no "Lembra quando sexta-feira era Dia do Brinquedo?" (que é uma série de textos que eu quero relançar eventualmente). Até então, como eu não dizia abertamente sobre a doença, eu nunca falei sobre como ela foi importante pra me curar, mas ela foi. Ela é! Ela sempre esta pronta pra me segurar quando os dias ficam difíceis e eu não lembro mais pelo que lutar.

Tem um trecho do texto que eu fiz sobre ela do "Dia do Brinquedo" que eu vou transcrever aqui, pra mostrar como meu eu de 2012, aquele eu ainda se curando, falava sobre ela:


"Sereny fez de mim mais forte, mais sonhadora, mas viva... O mais intrigante hoje é que já não consigo desvincular Sereny do the GazettE, da assistente pessoal, das Gazegirls... Mas ela não nasceu ligada ao Japão... Nasceu das minhas bruxarias... Do amor que eu sempre tive pelo impossível... Porque dentro de mim ela sempre existiu...
Eu sempre termino esses textos de sexta com alguma reflexão... Pro aniversário da Sereny, vou colocar ma frase que explica sua existência: 'A Ny-chan é como aquelas pessoas que pulam de um avião sem paraquedas, sonhando em voar ou torcendo pro chão não estar longe demais e ela não se quebrar tanto assim' (21 de setembro de 2012)"


Ela foi bem sucedida em todas as missões em que se meteu, ela soube me ajudar, me curar, escrever e me inspirar! Ela me guiou e me fez gostar de mim mesma outra vez!

Todo ano, no dia 19 de setembro, que é o aniversário de quando eu fiz minha conta no Nyah!, mesmo que eu não tenha escrito nada o ano inteiro, eu posto uma história nova, pra celebrá-la! A do ano passado eu também coloquei aqui no blog e é sobre isso, sobre uma conversa entre nós duas, chamada "Paradoxo". E eu digo agora "nós duas" porque esse é o fim da história. Agora, quando me perguntam "qual a diferença entre a Déborah e a Sereny?" eu posso responder que, mesmo que por muitos anos tenha existido várias, hoje elas são a mesma pessoa! A Déborah agora é a escritora, mesmo que ainda seja um pouco triste e doente, escrever é a sua felicidade, é o que a mantem viva!

Vejo vocês no próximo
Déborah Felipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário