Translate

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Como assim Guilty é um livro sobre Depressão?


No meu último texto, eu falei sobre o fato de que "A Casa das Hostesses Guilty" tratar sobre depressão e eu quero explicar isso um pouco melhor.

Eu também disse que foi com meu processo criativo de escrita que eu comecei a melhorar da minha depressão e foi mais ou menos nesse mesmo período que eu escrevi os dois primeiros livros da série, ou seja, a depressão está bem ali, no meio da história, mas ela está da mesma maneira que estava em mim, mascarada, rondando na escuridão.

Em momento algum do livro eu paro a narrativa, puxo uma cadeira e olho para o leitor dizendo "ok! Hora de conversarmos sobre Depressão". É um romance, não tinha nem como eu fazer uma coisa assim. Acho que se eu colocasse algum personagem falando sobre o assunto, talvez parecesse muito forçado. Eu não sei.

Guilty tem essa tonalidade azul na capa porque ela representa a depressão. Pra quem não leu o primeiro livro, eu não vou soltar nenhum spoiler, mas aconteceram coisas que não vão embora da cabeça de uma pessoa sem deixar muitas marcas.

Esse é um ponto interessante para se abordar. Todos nós somos seres marcados por nossas vidas! Essas marcas podem ser profundas ou não, mas nós sempre as temos! E por essas marcas, essas "frestas" em nossa estrutura, que a doença entra e se instala em nosso ser.

No primeiro livro da Casa das Hostesses, o protagonista Souji passa por uma situação muito delicada e dolorosa e no final do livro já é possível perceber que ele não é mais o mesmo que no começo. No começo (e eu vou falar aqui porque todo mundo pode encontrar a degustação do começo dos dois livros no Wattpad), ele já está mal porque descobre que sua noiva o traía com seu próprio pai, mas no final, Souji está muito pior do que quando vai até A Casa das Hostesses pela primeira vez.

Em Guilty, ele terá de lidar com esses mesmos sentimentos de não se achar bom o bastante, se afastar dos outros, aceitar as situações, por menos que as queira. Essa foi a maneira que eu encontrei de abordar a depressão no livro.

O mais interessante no enredo é que Souji é o personagem óbvio para diagnosticarmos a depressão, mas ele não é o único! Eu não vou explorar muito isso, porque ai sim seria um spoiler, mas essa é uma coisa a se prestar atenção na leitura. Quais dos outros personagens também estão emocionalmente abalados? Ou seria melhor dizer: será que tem alguém ali que não está?

Eu realmente gosto muito de ter colocado essas nuances no livro e eu gosto de escrever exatamente porque eu pareço muito mais inteligente quando faço coisas assim (ri) e espero realmente que eu possa colocar mais pessoas para pensar sobre depressão com o livro e com as muitas vezes que eu vou tentar falar sobre isso quando estiver comentando sobre ele!

Vejo vocês na próxima!
Déborah Felipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário