Translate

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Revisitando as Poesias sobre minha Depressão - Fusco


Voltando  nas minhas poesias divididas no Poetry Time aqui do blog, eu encontrei essa daqui, que é uma das minhas poesias que eu mais gosto e que também fala um pouco sobre a Depressão.

Poesia do dia 21 de setembro de 2009 (segunda-feira)

Fusco



Noite profunda, sem nenhum luar,

Onde está a luz nessa Escuridão?
Mesmo cansada, não posso parar...
É difícil ver outra opção...

Eu me afundo nessa dor louca,
Talvez, eu apenas goste de chorar...
A fuga, mesmo que seja pouca,
Tenta aos poucos me aconchegar...

Adeus, asas perdidas!
Eu as encontro ao amanhecer...
Conviver com minhas feridas
É só o que posso fazer...

Eu quero dessa vida me esquecer,
Quero tocar, tão longe, aquela luz...
Quero docemente adormecer
Na liberdade que tanto me seduz...

Eu sempre gostei muito de Fusco e sempre que alguém me pedia pra ler uma poesia minha, era ela que eu costumava mostrar.

Quando eu a escrevi, eu estava no auge da minha Depressão, estava quase no final do primeiro ano da faculdade, já tinha completado um ano desde que criara minha conta no Nyah! Fanfiction e tentava a todo custo sobreviver aquele sentimento terrível que eu não entendia ainda porque me derrubava tanto.

Eu tinha comentado que não lembrava se tinha chamado em algum texto essas poesias de "poesias cinzentas", nesse texto, que é o Poetry Time 71, eu usei esse termo e eu disse que gostava mais dessas poesias do que das românticas. Interessante, não?

Quando eu escrevi Cause I'm a Writer, em 2015, eu já estava bem melhor do que quando escrevi minhas poesias e já era capaz de ver o quão verdadeiros eram os sentimentos nelas, o quanto de mim tinha nelas.

Mas sempre vale ressaltar que Depressão não é só feita de músicas e poesias tristes, ela tem o lado mais negro, que é essa Escuridão que eu falo na poesia, que te devora, te desfigura, te mutila, te faz sangrar e gritar e ninguém te escuta. Depressão não é um movimento literário, é uma doença e nós temos de tratá-la como tal sempre!

Vejo vocês no próximo
Déborah Felipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário